7 de abr. de 2010

Abricó-de-macaco ( Couroupita guianensis Aubl.)

Hoje, quando abri minha caixa de e-mail, tive o grande prazer de conhecer mais uma linda espécie de árvore, apresentada pelo meu amigo Gus! O nome popular dela é abricó-de-macaco ou castanha-de-macaco. É brasileira de carteirinha, direto da Floresta Amazônica... ocorre também em áreas inundáveis de matas semidecíduas, como Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Panamá, Peru, Suriname e Venezuela. Também é uma das espécies muito utilizadas por Burle Marx... E não é pra menos, né?!




Família: Lecythidaceae
Nome Científico: Couroupita guianensis Aubl.
Nome Comum: Abricó-de-macaco, castanha-de-macaco, cuia-de-macaco, árvore-de-macaco, cuiarana, amêndoa-dos-andes, macacarecuia, curupita, Cannonball Tree .
Origem: América do Sul (floresta amazônica), abrangendo principalmente o Amazonas, Pará e Guianas.

Descrição: Árvore alta , com mais de 25 m de altura, com uma floração muito vistosa. Floresce durante quase todo o ano, porém com mais intensidade entre outubro e novembro. Flores com órgãos reprodutivos expostos, muito perfumadas, que atraem agentes polinizadores os quais se alimentam do néctar. As flores são complexas, cor-de-rosa, amarelas e brancas, grandes, 5-8 cm, carnosas  e crescem em um racemos compridos de 1 a 2 m que saem direto do tronco, até mesmo próximo ao chão. Folhas alternas simples com até 20 cm e margens serrilhadas, agrupadas nas extremidades dos ramos. Frutos grandes, 20 cm de diâmetro, pesados (3 kg) e globosos, apresentando seis protuberâncias leves no ápice e com sementes pequenas e pretas. Nas flores, as pétalas grossas possuem uma borda na base de quase 1 centímetro de espessura, exalando um perfume suave que lembra o cheiro de rosas.
Uso: Usada em paisagismo por ser uma árvore de grande beleza quando em flor, apesar dos inconvenientes dos grandes frutos, que apodrecem e exalam cheiro desagradável. Sementes comestíveis. O óleo essencial (perfume) das flores é utilizado em perfumaria.
Necessidades: Cresce somente em zonas tropicais e subtropicais, com chuvas moderadas a pesadas, e é muito suscetível à geadas. São plantas características de terrenos inundáveis de beira de igapós e margem de rios.
Propagação: por sementes


Fonte: Infobibos

0 comentários:

Postar um comentário