24 de fev. de 2010

Terrário: Um pedacinho de Natureza!

 
Você sabe o que é um Terrário?
O Terrário é um recipiente fechado, onde podemos cultivar algumas espécies de plantas, simulando o seu ambiente natural! Observando as características ambientais que cada planta do recipiente encontra no seu habitat natural (o tipo de solo, a umidade do ar, a quantidade de luz que recebem diariamente, por exemplo), podemos oferecer a elas condições bem parecidas para que se desenvolvam bem dentro de um vidro. Num Terrário conseguimos acompanhar como é incrível a vida das plantas e ver a maneira com que elas interagem no ambiente em que vivem. É muito legal ver como esse pedacinho de natureza se comporta sem receber muitas interferências aqui do lado de fora! O Terrário pode ser considerado uma “miniatura” do Planeta Terra, onde podemos ver, de forma bem simplificada, que assim como na natureza, existe um ponto de equilíbrio perfeito entre os seres vivos e não vivos e, mesmo que às vezes não pareça cada um tem a sua função. Mas tudo isso só é possível graças aos ciclos que estão acontecendo lá dentro!

Mas, se o vidro está fechado, como as plantas vão respirar?! E não vai acabar a água?!

O segredo dos Terrários está nos processos vitais que as plantas realizam: A Fotossíntese, a Respiração e a Transpiração! Todos os seres vivos precisam de água e energia para sobreviver, inclusive as plantas, certo?!
Mas, ao contrário dos outros seres, elas são capazes de fabricar seu próprio alimento para obter essa energia. 

As partes verdes das plantas (que contêm clorofila – responsável pela cor verde), na presença de luz, fazem a Fotossíntese: captam a energia do sol (luz) + o gás carbônico do ar + a água e sais minerais do solo, transformando tudo isso em glicose (um tipo de carboidrato, fonte de energia para a planta), liberando para a atmosfera o oxigênio. 
Na Respiração acontece o inverso: utilizando a energia produzida e armazenada com a fotossíntese, as plantas captam o oxigênio do ar, e liberam o gás carbônico de volta para a atmosfera.
Enquanto tudo isso acontece, a água também realiza seu ciclo! Com o aumento da temperatura, a água que foi colocada uma única vez no Terrário, evapora do solo e se junta ao vapor d’água resultante da Transpiração das plantas. Quando o vapor encosta na parede do recipiente, que está com uma temperatura mais baixa, ele se condensa (se transforma em gotinhas) e escorre novamente para o solo, molhando a terra, como uma chuva que cai depois de um dia de calor! É dessa forma que as plantas sobrevivem neste recipiente, assim como no Planeta Terra!



 

Materiais Necessários 

- Recipiente de vidro, plástico, acrílico ou qualquer outro recipiente transparente (de preferência com boca larga);
- Tampa ou plástico filme;
- Pedriscos;
- Carvão Vegetal;
- Substrato básico – 1/3 de areia, 1/3 de terra de jardim, 1/3 de composto orgânico ou húmus de minhoca;
- Plantas de pequeno porte;
- Água;


Agora, mãos na terra!
 
1 – Certifique-se de que o recipiente que será utilizado está limpo; Isso influencia na proliferação de fungos e bactérias;
2 – Montagem das camadas: Coloque, dentro do vidro, uma camada de pedriscos, e sobre ela, uma camada de areia; em seguida, coloque o substrato básico misturado ao carvão vegetal triturado. Com o dedo, faça um buraquinho para plantar cada uma de suas mudas. Essas camadas representam, de forma simplificada, as condições do solo favoráveis ao bom desenvolvimento da planta. Os pedriscos farão a drenagem da água, o carvão vegetal irá absorver os gases gerados, evitando mau cheiro, e o substrato básico servirá como base fixadora e fornecerá nutrientes para as plantas.

3 – Se desejar, coloque algumas pedrinhas, pedacinhos de cascas de árvores e de folhas secas, para fazer uma composição paisagística. Você também pode fazer pequenos “morrinhos” para que o ambiente pareça o mais natural possível.


4 – Regue bem seu Terrário, mantendo o solo úmido, sem encharcá-lo; aproveite para limpar o lado interno do recipiente, e depois, por fora, limpe com um papel toalha ou pano macio.


6 – Feito isso, é só tampar ou cobrir com plástico filme, de forma que não fique nenhum buraquinho; E seu terrário estará pronto! 





Para que o seu Terrário fique bonito por bastante tempo, ele precisa de alguns cuidados!

Acima de qualquer coisa, lembre-se: lá dentro existe vida e cada planta se comporta de uma maneira diferente. Isso quer dizer que algumas delas podem se adaptar melhor às condições internas e viver mais tempo do que as outras!



Localização: A luz do sol é fundamental para o desenvolvimento das plantas; por isso, o recipiente deve ficar num local bem iluminado. Porém não coloque-o sob a luz direta do sol: o ambiente pode aquecer demais, transformando-se em uma estufa, prejudicando todos os processos vitais das plantas!

Umidade: As regas não devem ser freqüentes. Uma vez regado, o ciclo da água já estará ocorrendo lá dentro. Somente se o recipiente estiver muito encharcado (o vidro pode ficar muito embaçado, sem que seja possível ver as plantas que tem lá dentro), você deve abri-lo por algumas horas e depois fechá-lo novamente. Se a transpiração não estiver ocorrendo (sem gotículas no vidro), você pode regá-lo com um pouquinho de água! Mas atenção, é só um pouquinho!

Adubação e poda das plantas: Já que as plantas em um Terrário não têm muito espaço para crescer, não é necessário fazer a adubação. O substrato (a terra onde as plantas estão fixadas) é preparado com composto orgânico, que fornece os nutrientes necessários para que as elas possam se desenvolver. Conforme as plantas forem crescendo, você terá que podá-las, cuidadosamente, utilizando uma tesoura pequena.

Manutenção e limpeza: Uma das vantagens do Terrário é que ele não requer grande manutenção! Você pode descompactar o substrato e retirar folhas e ramos caídos, caso a quantidade seja grande: Num ambiente natural, as bactérias e fungos decompõem as partes mortas das plantas, liberando nutrientes para o solo e gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Porém, dentro do Terrário, um ambiente fechado, úmido e sem ventilação, se houver muita matéria orgânica para ser decomposta, pode ocorrer a proliferação excessiva de bactérias e conseqüentemente, o excesso de CO2 no ar, em quantidade muito maior do que as plantas poderão absorver durante a fotossíntese, e isso pode causar o desequilíbrio de todo o sistema!





Um pedacinho de Natureza...

Observar como a Natureza se comporta é uma experiência fascinante e uma boa oportunidade de conhecer melhor os hábitos dos seres vivos. Mesmo sendo delicado, o equilíbrio da Natureza é uma das maiores maravilhas do mundo!

Podemos comparar o cuidado com esses “Mini-Planetinhas” com o grande desafio de preservar o nosso Planeta Terra, se pararmos para observar quais seres existem nesses locais e como eles se comportam. Assim como no Planeta, em um Terrário existem seres vivos e não vivos, e para que todos possam cumprir a sua função, e conseguirem sobreviver, é necessário encontrar o ponto exato de equilíbrio ecológico!

O objetivo do Terrário é trazer pra perto das pessoas, que também são seres da natureza, a oportunidade de compreender melhor as relações de total dependência entre todos os habitantes do Planeta Terra, e comprovar, de forma simples, que um organismo não sobrevive sem o outro; todos os seres são peças de um grande e vivo quebra-cabeças, que está em constante movimento! Entendendo isso, podemos começar a perceber que qualquer interferência humana causa impactos ao meio ambiente, positivos ou negativos, mas muitas vezes, irreparáveis!

Por isso, cuide bem do ambiente, afinal, ele está bem aqui, abaixo dos seus pés e acima da sua cabeça... no ar que você respira, na água que você bebe, na luz que te permite viver, no alimento que você come... em todos os lugares, todos mesmo, até aonde você nem imagina, a todo o momento... e acima de tudo, dentro de você, afinal, você também faz parte dele! 


Fotos: Esses são as minhas crias...  cada um deles é único!

7 comentários:

  1. Paabens Juju!!
    Tah bem legal seu blog!!
    Já está nos meus favoritos!
    Bjoos!

    ResponderExcluir
  2. Júúúúú!!!!!!!!!!!!!

    Que coisa mais lindaaaaaa!!
    Amei seu trabalhoooo...

    Vc disse que iria colocar as fotos no Yogurt e não fez né?! Tá perdendo tempo mulher!!!!!! rsrsrsr

    Vc envia por correio????? Eu quero ummmmm rsrsrs

    Um beijo enorme e parabéns pelo trabalho e pelo Blog...

    ResponderExcluir
  3. como os nutrientes se renovam dentro do terrário?

    ResponderExcluir
  4. nossa esse blog e muito bom e bem organizado nos explica muito...

    ResponderExcluir
  5. Gostei demais lindos. Tenho uma dúvida a espessura do vidro influencia, pois fiz em um fino e depois de algumas horas o vidro começou a estralar e rachou. Por quê isso acontece. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. podia dizer sobre as funções de cada elemento não gostei nada desse blog não sou heiter mas queria saber as funções pq minha professora pediu e não encontro em lugar agum vc poderia colocar as funções da areia, do carvão e das pedras de duas especuras aff odiei seu blog

    ResponderExcluir