23 de fev. de 2010

Como tudo começou...

Desde criança eu sempre tive uma relação muito profunda de amor com a Natureza... mesmo tendo nascido e me criado nessa grande, cinza e louca cidade que é São Paulo, lá estava eu, sempre om a mão na terra, "catando minhocas" pras tardes de pescaria com meu pai, caçando lagarta, lagartixa, joaninha e tatu bola...rs... e enchendo a mão com todas as flores que econtrava caídas em baixo de um Hibisco ou  de um Jasmim Manga pra levar pra casa e mostrar pra mãe: "Olha mamãe, que "fô linda"... e depois ir com o papai, arrancar florzinhas da cerca viva do Malvavisco que tinha no parque do lado da casa da vó, só pra sentir o docinho que elas tinham (e não sei, mas tenho a impressão de que antes elas eram mais doces..rs). E por falar em vó, era com ela que eu ia até o parque, ver os patinhos e montar na minha árvore-moto! E mais pra frente, qd aprendi a subir sozinha, ia pra casa da tia em Taió-SC chupar laranja no pé... que saudade...!
Jasmim-manga
Plumeria alba

E então vieram as aulas de ciências, e depois a biologia com a minha querida Yaeko, que me apresentou àqueles nomes difíceis, um tanto complexos pra uma garotinha de 11 anos, mas os quais eu adorava repetir pra mim mesma e lembrá-los até na hora de dormir. Eram um tanto engraçados, vai (rs)! E foi assim que tudo começou... Obrigada pai e mãe por me mostrarem a beleza do mundo e me deixarem enxergá-la com meus olhos de criança... Obrigada do fundo do meu coração!

Mas depois, não sei exatamente em que ponto da história, as coisas mudaram um pouco, acho que a convivência com as pessoas também. Primeiro emprego: Agência de Publicidade, na verdade foram duas! Um ambiente totalmente diferente, onde meus princípios de infância tiveram que ser quase que totalmente sucumbidos (embora ainda estivessem bem presentes, principalmente nas horas sem muitos afazeres, quando ficava na recepção, olhando pra Ráfis deprimida e solitária num vaso quase que abandonado no canto da sala. Ah como eu qria tirá-la dali e colocá-la com outras companheiras num lugar mais bonito! rsrs). Estranho, mas me sentia um peixe fora d'água! Enfim, eu nao estava ali de corpo e alma, e isso me incomodava muito... até o momento da importante decisão: a Faculdade!

O conflito - Meu mundo exterior: Design de Interiores / Meu mundo interior: Biologia. Era o momento de escolher... quanta pressão! Foi aí que comecei a levar em conta a minha essência.. agora eu podia  realmente escolher, de certa forma, eu estava "livre"! Gestão Ambiental, era isso! Hoje: A melhor decisão da minha vida! Conquistei amigos pra vida toda... a G.A. (apelido carinhoso) tá no coração... todos os meus queridos amigos, uma grande familia! Com a faculdade veio a oportunidade... e que oportunidade! Estagiar, com a coordenadora do curso (que moral, hein..rs), na Escola Municipal de Jardinagem (SVMA), no Parque Ibirapuera! Que lindo! Agora sim eu tinha me encontrado de novo, era tudo o que eu precisava! Só pode ter sido o destino que me preparou, me testando durante todo esse tempo...rs

Galera da facul!
 
Que lugar mágico! Que pessoas lindas e adoráveis... foram quase 2 anos, que mais pareceram 20! Que sintonia... agora sim, eu estava no lugar certo, no momento certo, com as pessoas certas... meus grandes amigos, minha segunda família! Muita gente especial, especial mesmo! Mas não posso deixar de citar duas pessoinhas que conquistaram meu coração logo de cara, as duas flores: Lourdinha e Assucena...

Através da paixão delas pela vida, consegui voltar a enxergar com os meus próprios olhos, como é linda a natureza...linda demais! Ah... e as plantas! Completas estruturas funcionais que trabalham na mais perfeita harmonia... Que seres mais apaixonantes e delicados!

E é aí que eu me lembro de um trecho do texto do Rubem Alves,  Educar:

"...A primeira tarefa da educação é ensinar a ver... É através dos olhos que as crianças tomam contato com
a beleza e o fascínio do mundo. Os olhos têm de ser educados para que nossa alegria aumente...
A educação se divide em duas partes: educação das habilidades e educação das sensibilidades. Sem a educação das sensibilidades, todas as habilidades são tolas e sem sentido.
Os conhecimentos nos dão meios para viver. A sabedoria nos dá razões para viver.
Quero ensinar as crianças. Elas ainda têm olhos encantados.
Seus olhos são dotados daquela qualidade que, para os gregos,era o início do pensamento:
A capacidade de se assombrar diante do banal.
Para as crianças, tudo é espantoso: um ovo, uma minhoca, uma concha de caramujo, o vôo dos urubus,
os pulos dos gafanhotos, uma pipa no céu, um pião na terra. Coisas que os eruditos não vêem...
...Na escola eu aprendi complicadas classificações botânicas, taxonomias, nomes latinos – mas esqueci.
Mas nenhum professor jamais chamou a minha atenção para a beleza de uma árvore.. ou para o curioso
das simetrias das folhas...
..As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos... Quando a gente abre os olhos, abrem-se as janelas do corpo, e o mundo aparece refletido dentro
da gente.
São as crianças que, sem falar, nos ensinam as razões para viver.
Elas não têm saberes a transmitir, no entanto, elas sabem o essencial da vida.
Quem não muda sua maneira adulta de ver e sentir e não se torna como criança jamais será sábio..."

Hoje percebo que cada um que passa na nossa vida tem um motivo muito especial... cada ser é único e deixa sua marca. Obrigada amigos da E.J., obrigada Cris, pela oportunidade, e a todos vocês por terem passado pela minha vida... vocês estão guardados em um lugar muito especial aqui dentro! É tão bom saber que vocês existem..!

Eu amo muito o que faço, porque faço com o coração! Cada dia é um novo desafio que eu encaro com toda garra, paixão e alegria! E vamos trabalhar... por um mundo melhor, um mundo mais verde... azul, vermelho, amarelo, lilás... As pessoas precisam olhar pro mundo e SENTIR a beleza da vida, com todas as suas formas, cores e sabores...  mas primeiro é preciso aprender a ENXERGAR... e é pra isso que estamos aqui!
 
Hoje sou feliz por poder compartilhar com as pessoas um pouquinho do que eu aprendo com meus amigos companheiros de jornada, diariamente! E essa troca é fundamental...
Afinal, na natureza nada se cria... tudo se transforma!
"Seja a mudança que você quer ver no mundo!" Gandhi.

0 comentários:

Postar um comentário