23 de fev. de 2010

Entrando na mata...

Oi amigos! Aqui vai meu primeiro post! Finalmente, depois de muito tempo resolvi começar a me dedicar um pouquinho ao blog... tem tanta coisa que gostaria de compartilhar com vocês, muitas coisas mesmo! Chega de colocar os links no buraco negro dos favoritos... rsrs... Recebo alguns textos sobre meio ambiente, eventos, dicas práticas sobre jardins sustentáveis e hortas orgânicas que a gente pode fazer em casa...sem muita complicação!

E nada melhor do que entrar na mata e ser recebido por uma linda Helicônia...flor da floresta!

Helicônia, Heliconia rostrata, Heliconia poeppigiana, , caetê, 
bananeira-do-brejo, bananeira-ornamental, caeté, papagaio
Nome Científico: Heliconia rostrata 
Sinonímia: Heliconia poeppigiana 
Nome Popular: Helicônia, caetê, bananeira-do-brejo, bananeira-ornamental, caeté, papagaio 
Família: Heliconiaceae 
Divisão: Angiospermae 
Origem: Amazônia 
Ciclo de Vida: Perene


Planta tropical por excelência, esta espécie de helicônia, é a que produz as inflorescências mais espetaculares e ornamentais.
Estas inflorescencias são sempre pendentes, com o comprimento que varia de acordo com o número de flores. As brácteas são de coloração vermelho vivo com bordas de cor amarelo e verde. As flores são pequenas e brancas e surgem do interior das brácteas.
Esta helicônia, se bem adubada e irrigada produz flores durante o ano todo, mas principalmente nos meses mais quentes. Presta-se para formação de renques junto a muros, maciços ou como planta isolada. É muito utilizada como flor-de-corte também.
Deve ser cultivada a pleno sol ou à meia-sombra, em solo fértil e rico em matéria orgânica, irrigado com freqüência. Não é tolerante ao frio. Multiplica-se pela divisão da touceira.

0 comentários:

Postar um comentário