26 de fev. de 2010

Fogão solar: alimentos energizados!



O Sol, mais uma vez, nos prova que sua energia pode ser muito bem aproveitada e que deveria ser mais valorizada, inclusive porque pode alimentar, literalmente, muitas famílias de áreas rurais afastadas, onde o GLP (Gás de cozinha) não chega, muitas vezes devido ao seu alto custo. O Fogão Solar (Solar Cooking ou Cocina Solar, como é conhecido fora do Brasil), pode ser construído com materiais simples, baratos, e fáceis de encontrar!

Os principais modelos são as Caixas de Cozimento, a Curva Concentradora (parabólicas) e o mais simples, e que pode ser feito em casa, o tipo Painel Dobrável. Este, por exemplo, é formado por uma estrutura geralmente de papelão, revestido com algum material refletivo por exemplo alumínio, e com a facilidade de que pode ser montado e desmontado rapidamente, Esse modelo é desenhado de forma que raios solares incidam diretamente na panela, que é posicionada no centro da estrutura para melhor aproveitamento do calor, neste ponto há uma maior concentração de raios solares. 




A principal vantagem do Fogão Solar é demanda por uma energia gratuita, renovável e que existe em abundância, além do fato de não produzir chamas, pois não tem queima, o que elimina os riscos de explosão.

Considerando o modo de vida das cidades, sempre muito acelerado, acho difícil a incorporação deste equipamento em substituição ao fogão convencional para ser utilizado na preparação de alimentos, justamente porque demanda um tempo maior para o cozimento. Mas, levando em conta o uso do microondas, aparelho nada sustentável (pelo seu alto consumo de energia elétrica), usado para rápido aquecimento ou descongelamento de alimentos, acredito que esta seja uma ótima alternativa!



 

Muitos alimentos cozidos em fornos solares, não precisam estar "mergulhados" em água, ou seja, a perda de nutrientes é muito menor, ja que a panela deve ficar fechada: todos nutrientes se concentram no alimento! E nada melhor do que comer  alimentos saudáveis e literalmente, energizados!

Neste site www.fogaosolar.com.br você poderá encontrar maiores informações, como os modelos disponíveis, vídeos e alguns projetos de fogões solares no Brasil.
Neste outro, encontramos vários modelos, com o molde e o passo-a-passo para construí-lo em casa:

0 comentários:

Postar um comentário