26 de fev. de 2010

Telhados Verdes


Se olharmos uma foto aérea de uma metrópole como São Paulo, por exemplo, o que vemos?! Provavelmente uma massa de coberturas cinzentas e escuras, lajes e superfícies rígidas e impermeáveis. Devido ao material de que são feitas, essas áreas se tornam fontes de irradiação de calor e por onde a água, sem ter como penetrar, escorre com maior velocidade, agravando o problema das enchentes nas cidades.


Então, por que não tentar mudar essa situação, usando esses espaços, que são muuuuuitos, dando uma utilidade mais nobre a eles, colocando um pouco mais de verde... vermelho, azul, rosa, amarelo... nas cidades, ou mesmo no campo?! Beleza nunca é demais...
Para minimizar estes e outros problemas ambientais, principalmente nos grandes centros urbanos, uma das vantagens da implantação dos Telhados Verdes é que eles podem ser aplicados, muitas vezes, sobre lajes ou telhados já existentes, sem que seja necessário desfazê-los.

Telhado ou Teto Verde é uma técnica de plantio que consiste na aplicação de vegetação de pequeno porte, como gramas e forrações, em coberturas de edifícios, residências e quaisquer outras estruturas, devidamente impermeabilizadas e com a implantação de uma boa camada de drenagem.

Dentre as inúmeras vantagens da implantação dos Telhados Verdes, podemos citar:

• O Aumento das áreas permeáveis, retardando o escoamento da água da chuva e aliviando a rede de captação de águas pluviais, minimizando o problema as enchentes;

• Melhoria na qualidade do ar: Durante a fotossíntese, as plantas realizam trocas gasosas, absorvendo Dióxido de Carbono (CO2), um dos grandes responsáveis pelo aumento do efeito estufa, e liberando o Oxigênio (O2) que absorvemos durante a respiração.

• A função de filtro: A vegetação filtra as partículas de pó e sujeira do ar, prendendo-as na superfície das suas folhas.

• Auxiliam no isolamento termo-acústico: As plantas têm a capacidade de regular a temperatura, mantendo-a estável no interior da construção, além de minimizar significativamente os ruídos externos.

• Possuem alta durabilidade: Utilizando materiais e vegetação resistentes, com a manutenção adequada, os Telhados Verdes têm uma vida útil bem longa;

• Menor risco de incêndios devido ao acúmulo de água no interior das plantas;

• Regulagem da umidade do ar no entorno: Plantas liberam água em forma de vapor em uma quantidade consideravelmente alta, elevando assim a umidade relativa do ar.


• A capacidade de reter água filtrando impurezas como partículas de terra, podendo ser desta forma armazenada e utilizada posteriormente na rega de jardins;

• A contribuição para o aumento da biodiversidade local formando um micro-ecossistema, atraindo insetos e aves;

• A regulação da temperatura do entorno: Nas grandes cidades principalmente, as estruturas dos edifícios acumulam e dissipam grande quantidade de calor. Com a vegetação, essa sensação térmica tende a diminuir.


• O Verde melhora a sensação de bem estar, pois traz beleza e leveza aos ocupantes da edificação;

• Excelente atrativo visual para pontos comerciais por se tratar de um recurso diferenciado;

• Valorização do Imóvel: Toda edificação que possui uma área ajardinada é mais valorizada.


É isso aí gente! Não existe apenas uma receita certa... acho que é importante sabermos que existem várias técnicas, até mesmo placas "prontas", que só precisam ser encaixadas e tchanam! Esperar crescer...
Vai depender muito da situação que você encontrar pela frente... o negócio é colocar a cabeça pra funcionar, nunca esquecendo de fazer uma boa impermeabilização e uma boa drenagem... o resto se tira de letra.. o importante é testar.. experimentar!

No próximo post eu vou colocar algumas fotos da Oficina de Teto Verde que fizemos no IPEMA... E o resultado de tudo o que aprontamos!

0 comentários:

Postar um comentário